O que é?
É caracterizada por um distúrbio motor na fala, em que a criança sabe o que quer falar, mas possui dificuldade no planejamento da sequência dos fonemas da fala.
Como
o distúrbio se apresenta?
- São crianças que demoram a
começar a falar,
-Podem apresentar dificuldades
nos movimentos de lábios, língua e bochechas,
-Os erros na fala variam,
-A entonação da fala pode
estar alterada,
-Pobre domínio de consoantes e
vogais,
-Quanto maior a palavra, mais
complexo para a criança conseguir falar,
-Pode apresentar um atraso no
desenvolvimento motor global, coordenação motora fina, dificuldade para dançar,
pular, andar de bicicleta e inclusive se alimentar.
-Tem dificuldade em acertar o
ponto articulatório da palavra, às vezes tenta várias vezes. Ao falar “bola”,
pode dizer “mota”, “bota”... até dizer “bola”.
Quais
as causas da Apraxia de Fala da Infância?
A maioria dos casos é de causa
idiopática, ou seja, não existe um fator específico. Os exames convencionais
(ressonância magnética, tomografia) não são capazes de detectar a disfunção na
área da programação da fala no cérebro. Portanto, o diagnóstico é feito com
base nas alterações funcionais.
Quem
realiza o diagnóstico?
O fonoaudiólogo com experiência na área é o profissional indicado para o diagnóstico deste distúrbio, por pertencer ao espectro da fala e da comunicação. Geralmente é necessária a intervenção de outros profissionais como terapeuta ocupacional, neuropediatra, psicólogo, etc. São avaliados tópicos referentes à linguagem, fala e motricidade orofacial.
Com
que idade se pode realizar o diagnóstico da Apraxia de Fala da Infância?
A partir de 2 a 3 anos de
idade é possível reunir características próximas da apraxia de fala da infância,
porém, é indicado que a criança realize sessões de terapia fonoaudiológica por alguns
meses para confirmar o diagnóstico. É importante ressaltar que a intervenção
precoce é essencial para um melhor prognóstico.
Como
é o tratamento?
O tratamento fonoaudiológico é
individual, frequente e com treinos intensivos para auxiliar no planejamento,
programação e produção adequada da fala. O treino em casa orientado pelo
profissional é fundamental para intensificar os resultados da terapia.
Orientação
aos pais
Muitas vezes os pais levam os
filhos ao pediatra se queixando do filho “demorar a falar” e o médico releva a
queixa pela pouca idade da criança, dizem que ainda “leva tempo” para começar a
falar. No entanto, se desconfiarem de algum atraso na fala ou distúrbio, o
fonoaudiólogo é capaz de avaliar e orientar a família. Cada criança se
desenvolve de modo individual, mas o atraso no tratamento de apraxia pode ser
muito prejudicial no desenvolvimento social, intelectual e emocional.
Mais informações: apraxiabrasil.org/sobre-apraxia/
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