Pular para o conteúdo principal

Abril Azul: livro sobre autismo traz conteúdos específicos para crianças, adolescentes e adultos

    O mês de abril é marcado por ações com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o autismo, inspiradas pela campanha Abril Azul. E foi neste contexto que tive o prazer de lançar oficialmente meu livro “Compreender e Acolher: Transtorno do Espectro Autista na Infância e Transtorno do Espectro Autista na Adolescência”, mais especificamente no Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2/04).

    O livro é fruto de muito trabalho clínico e pesquisa, além do diálogo constante com outros profissionais que também atuam com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi idealizado no formato “vira-vira” para conseguirmos atingir diferentes públicos e tornar a leitura mais interessante, com oportunidades de interação entre toda a família.


De um lado, temos informações referentes ao TEA na infância, seguidas de uma história em quadrinhos direcionada ao público infantil. Tais informações incluem: o que é o Transtorno do Espectro Autista, níveis de gravidade, principais sinais de alerta, entre outros pontos. Na sequência, com uma linguagem acessível, a história em quadrinhos apresenta uma situação hipotética em que algumas crianças têm um coleguinha com TEA e desejam compreendê-lo melhor.

Do outro lado, o livro expõe particularidades do TEA na adolescência, levando em conta que essa é uma fase de grandes transformações para todos, mas, especialmente significativa para indivíduos com autismo que, diante de uma importante reestruturação cerebral, poderão apresentar comportamentos mais inapropriados ou maior introspecção, maiores dificuldades em relação à socialização e à especialização de aprendizados, entre outros pontos. A história em quadrinhos direcionada a adolescentes e jovens, por vez, coloca em pauta acontecimentos do ambiente escolar, que é um contexto comum a todos os adolescentes, além de um local de grandes oportunidades de aprendizados, não só pedagógico, mas de habilidades sociais, identidade, empatia e muito mais.

    A ideia é que pais, cuidadores, educadores, profissionais que atuam com o TEA, enfim, adultos de uma forma geral, possam, especialmente através do conteúdo escrito, se informar mais sobre o espectro autista para, então, poderem falar com mais propriedade e de forma lúdica sobre o assunto com crianças ou adolescentes em geral.

    Mas, vale destacar, as ações de conscientização sobre o autismo não podem ficar restritas ao mês de abril! Com esta obra espero contribuir concretamente para que o debate seja constante e para que, cada vez mais, tenhamos crianças, adolescentes e adultos conscientes e preparados para acolher mais, respeitar e, consequentemente, colaborar para a evolução das pessoas com TEA e para uma verdadeira inclusão.

    Além disso, entender o que é o espectro autista e saber reconhecer seus sinais é o verdadeiro caminho para proporcionar diagnósticos e intervenções mais precoces - que serão determinantes para o desenvolvimento e qualidade de vida da pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

- O livro Compreender e Acolher: Transtorno do Espectro Autista na Infância e Transtorno do Espectro Autista na Adolescência está à venda nas principais livrarias e lojas nos formatos físico e digital nos links abaixo:

Loja Literare Livro Compreender e Acolher

Amazon Brasil Livro Compreender e Acolher

Amazon  Livro Digital Compreender e Acolher




Dra. Deborah Kerches é neuropediatra especialista em Transtorno do Espectro Autista; coordenadora e professora de pós-graduações do CBI of Miami; membro do conselho profissional da REUNIDA (Rede unificada nacional e internacional em defesa das pessoas com autismo); autora de e-books; membro da Sociedade Brasileira de Neuropediatria, da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI), da Academia Brasileira de Neurologia, da Associação Francesa La cause des bébés e da Sociedade Brasileira de Cefaleia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autismo Evolução, história e definição.

       A expressão autismo foi utilizada pela primeira vez por Bleuler, em 1911, para designar a perda de contato com a realidade, o que acarretava uma grande dificuldade ou impossibilidade de comunicação (GADIA; TUCHMAN; ROTTA, 2004).      No início dos anos 60, um crescente corpo de evidências começou a acumular-se, sugerindo que o autismo era um transtorno cerebral presente desde a infância e encontrado em todos os países e grupos socioeconômicos étnicos-raciais investigados (KLIN, 2006).      Um marco na classificação desse transtorno ocorreu em 1978, quando Michael Rutter propôs uma definição do autismo com base em quatro critérios:   1.     Atraso e desvio sociais 2.     Problemas de comunicação 3.     Comportamentos incomuns, tais como movimentos estereotipados e maneirismos. 4.     Início antes dos 30 meses de idade        Kanner considerava para o autismo uma causa biológica, depois (1954) essa causa passa a ser psicológica, e posteriormente (1956) de cunho b

E-book Gratuito Teoria da Mente

Você já baixou o seu material para programas de ensino de Teoria da Mente? A Teoria da mente é um dos pré-requisitos para padrões de comunicação e interação social, para desenvolvimento de jogos simbólicos, empatia, para nos instrumentalizar no ajuste de nossos comportamentos às mais diversas situações e contextos sociais, entre outros.   Teoria da Mente  é a capacidade em considerar os próprios estados mentais e os das outras pessoas, com a finalidade de compreender e predizer comportamentos e pensamentos do outro, por meio, por exemplo, de suas expressões, ações, jeito de falar. O e-book traz historinhas a serem utilizadas facilmente em casa, nos programas de terapias, estimulando junto às crianças essa importante capacidade de considerar os próprios estados mentais e os das outras pessoas – habilidade extremamente necessária nas mais diversas situações e contextos sociais. Segundo a própria autora este  material  tem por objetivo oferecer uma série de  atividades práticas

DIA DO CÉREBRO: a importância da neuroplasticidade na infância

Por Deborah Kerches* O desenvolvimento do cérebro humano inicia-se ainda no período intrauterino, o que vai estabelecer a arquitetura básica, funcionamento e conectividade cerebral do bebê. Qualquer insulto ou prejuízo já nessa fase pode impactar negativamente em relação à saúde física, mental, comportamental e no aprendizado das mais diversas habilidades ao longo da vida. Uma das características mais fascinantes do cérebro é a neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade cerebral ou plasticidade neuronal, que é a capacidade de moldar-se, adaptar-se em nível estrutural e funcional ao longo da vida mediante estímulos recebidos e experiências vividas. A neuroplasticidade é especialmente importante nos primeiros anos de vida, quando o cérebro é ainda mais plástico, maleável, com maior capacidade para desenvolver novas habilidades e competências, o que explica a importância de intervenções precoces quando há atrasos e déficits no desenvolvimento neuropsicomotor e social. Tão impor