Pular para o conteúdo principal

“Estimulando o nervo vago – Segunda parte: dores crônicas no pescoço”

 

    O sistema nervoso funciona como uma rede multidirecional de informações. São informações que transitam entre nosso cérebro e cada uma das terminações nervosas numa comunicação constante. Cada parte deste sistema tem sua importância e sua função.



    O nervo vago é o protagonista do relaxamento. Seu nome “vago” vem de “vaguear”, visto que ele se espalha por várias regiões diferentes do corpo. Este nervo coordena o funcionamento do sistema nervoso autônomo, responsável pela regulação das funções vegetativas – aquelas que não intervimos conscientemente. São exemplos de funções vegetativas a circulação sanguínea, a digestão, o controle da temperatura corporal, a respiração (considerada uma função mista), etc.

    O sistema nervoso autônomo atua de acordo com a estimulação do nervo vago. Quando este nervo está com estimulação adequada, somos capazes de relaxar, fazer uma boa digestão, respirar de forma tranquila. Mas quando pouco estimulado, isto é, quando ele não consegue entrar em ação de forma consistente, podemos enfrentar problemas a longo prazo como depressão, enxaqueca, inflamação, artrite, epilepsia, entre outros.


    O nervo vago sai da base do pescoço, atrás das orelhas. Sua relação com a musculatura desta região é bastante intima: se os músculos e tendões estiverem muito tensos, ou se a coluna cervical estiver mal posicionada, a pressão muscular pode impedir o bom funcionamento do nervo vago. Vejamos alguns exemplos.

  A tensão crônica nos músculos do pescoço tem sido ligada a dores de cabeça do tipo tensão. Correspondendo a quase 90% das dores de cabeça, as dores de cabeça do tipo tensão acontecem por músculos excessivamente apertados na parte de trás do pescoço e no couro cabeludo. Estas podem ser provocadas por muitos fatores, desde a falta de sono até a má postura, bem como pelo estresse geral e pela contenção na região do pescoço. Logo, as dores de cabeça crônicas são majoritariamente um sintoma de um desajuste muscular, e a musculatura tensa na região pressiona também o nervo vago.

    Um dos motivos recorrentes de queixas de dor na região do pescoço, e que está se tornando cada vez mais comum entre os mais jovens, é a postura da cabeça para frente, ou o chamado “pescoço de corcunda”. Além do tempo excessivo olhando o celular ou em direção à tela do computador, esta condição também pode ser causada por dormir com um travesseiro muito alto, ler por longos períodos de tempo, ou qualquer atividade na qual a cabeça é puxada para frente e para baixo. Com o tempo, esta postura pode causar desalinhamento permanente no resto da coluna vertebral, e também pode levar ao desgaste excessivo nos discos intervertebrais e apertar os nervos da região, principalmente o nervo vago. Lembrando que o nervo vago também regula a atividade respiratória, no caso de uma cifose torácica (que curva o peito e muitas vezes limita a capacidade de respirar profunda e completamente), a pessoa fica com sua respiração limitada devido ao comprometimento da inervação do pulmão e à estrutura ósseo-muscular desorganizada.

    Desta maneira, o nervo vago está diretamente envolvido com a organização postural do pescoço. Mas como o nervo vago está relacionado a muitas outras funções, principalmente àquelas ligadas ao descanso, a pessoa pode experienciar um mal estar generalizado que se espalha pelo corpo, apresentando sintomas que aparentemente não têm nenhuma relação com o pescoço. Então, é de se admirar que muitas pessoas que apresentam dores crônicas no pescoço tenham um ritmo cardíaco acelerado? Ou ansiedade? Ou depressão? Seu nervo vago está sendo retalhado a cada vez que mexem o pescoço e a cabeça. O nervo vago está simplesmente perturbado ou perdendo sua capacidade de regulação natural.

    É importante desenvolver o reconhecimento da sensibilidade deste nervo, de forma a reconhecer como está sua estimulação a cada momento. Visto que a Eutonia trabalha na regulação do tônus neuromuscular de maneira global, estimular um nervo quando ele já está hiper estimulado pode provocar mais impedimentos na relação deste nervo com o resto do sistema nervoso e motor. O tônus vagal, quando capaz de aumentar ou diminuir, tem sua flexibilidade garantida e sua conexão preservada com o resto de todo o corpo.

    Tratando-se do pescoço, é importante também trabalhar na qualidade das articulações de forma global. Enquanto o movimento na região precisa ser trabalhado de maneira lenta e com precisão, visto o tamanho diminuto das vértebras e suas articulações, é preciso estruturar o resto do corpo para suportar o peso da cabeça em sua verticalidade, o que alivia a sobrecarga desta região. Na Eutonia, trabalhamos de forma global desenvolvendo a saúde local, e para a saúde biodinâmica do pescoço, este princípio é ainda mais fundamental.

    Os autores do portal The Hearty Soul fizeram um levantamento com práticas simples que podem ser empregadas pela própria pessoa na estimulação do nervo vago. Práticas corporais como a meditação, práticas de respiração, e até o canto são ótimas estratégias. A tradução para o português foi feita por mim nesta imagem abaixo, que pode ser compartilhada com amigos e familiares pois podem ser feitas por qualquer pessoa. Em casos de dores crônicas, é importante procurar um profissional para orientar a organização postural, mas práticas cotidianas podem colaborar no processo de autocuidado.





    Nas próximas semanas, estou elaborando formas de ativação do tônus vagal a serem feitas por cuidadores através de minha interação com Fernanda* durante a pandemia. Fernanda tem epilepsia e a estimulação do nervo vago tem sido comprovadamente eficiente no tratamento da doença. Logo mais posto um guia de práticas a serem feitas por cuidadores aqui no site do Instituto Inclua. Fiquem ligados e ligadas, e também ativando seu nervo vago quando precisar descansar. Até o próximo texto!

 

 

“Quero escrever poemas em seu pescoço

Acima do osso, próximo ao seu coração

que está batendo tão rápido”

(Claudia Fiumidiparole, tradução livre do Italiano)

 

 

DÉBORA OLIVEIRA (DRT nº 40999/SP) – Dançarina, professora e Eutonista. Graduada em Comunicação das Artes do Corpo - Dança pela PUC/SP e em Eutonia pelo Instituto Brasileiro de Eutonia. Estuda dança e terapias corporais desde 2003, atuando em escolas, ONGs, estúdios e centros culturais no Brasil e no exterior.

 

 

Referências:

 - Livro “Eutonia – Um caminho para a percepção corporal”, de Gerda Alexander (Capítulo “Os princípios da Eutonia - O movimento”)

 - Artigo “6 Ways to Instantly Stimulate Your Vagus Nerve That Could Help Manage Depression, Inflammation, and More” do Portal The Hearty Soul (link: https://theheartysoul.com/6-ways-to-instantly-stimulate-your-vagus-nerve/)

- Artigo “The Vagus Nerve, Neck Pain, Anxiety, Headaches, and Depression” de Chris Centeno, MD, especialista em medicina regenerativa e ortopedia (link: https://regenexx.com/blog/vagus-nerve-and-neck-pain/#gref)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autismo Evolução, história e definição.

       A expressão autismo foi utilizada pela primeira vez por Bleuler, em 1911, para designar a perda de contato com a realidade, o que acarretava uma grande dificuldade ou impossibilidade de comunicação (GADIA; TUCHMAN; ROTTA, 2004).      No início dos anos 60, um crescente corpo de evidências começou a acumular-se, sugerindo que o autismo era um transtorno cerebral presente desde a infância e encontrado em todos os países e grupos socioeconômicos étnicos-raciais investigados (KLIN, 2006).      Um marco na classificação desse transtorno ocorreu em 1978, quando Michael Rutter propôs uma definição do autismo com base em quatro critérios:   1.     Atraso e desvio sociais 2.     Problemas de comunicação 3.     Comportamentos incomuns, tais como movimentos estereotipados e maneirismos. 4.     Início antes dos 30 meses de idade        Kanner considerava para o autismo uma causa biológica, depois (1954) essa causa passa a ser psicológica, e posteriormente (1956) de cunho b

DIA DO CÉREBRO: a importância da neuroplasticidade na infância

Por Deborah Kerches* O desenvolvimento do cérebro humano inicia-se ainda no período intrauterino, o que vai estabelecer a arquitetura básica, funcionamento e conectividade cerebral do bebê. Qualquer insulto ou prejuízo já nessa fase pode impactar negativamente em relação à saúde física, mental, comportamental e no aprendizado das mais diversas habilidades ao longo da vida. Uma das características mais fascinantes do cérebro é a neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade cerebral ou plasticidade neuronal, que é a capacidade de moldar-se, adaptar-se em nível estrutural e funcional ao longo da vida mediante estímulos recebidos e experiências vividas. A neuroplasticidade é especialmente importante nos primeiros anos de vida, quando o cérebro é ainda mais plástico, maleável, com maior capacidade para desenvolver novas habilidades e competências, o que explica a importância de intervenções precoces quando há atrasos e déficits no desenvolvimento neuropsicomotor e social. Tão impor

E-book Gratuito Teoria da Mente

Você já baixou o seu material para programas de ensino de Teoria da Mente? A Teoria da mente é um dos pré-requisitos para padrões de comunicação e interação social, para desenvolvimento de jogos simbólicos, empatia, para nos instrumentalizar no ajuste de nossos comportamentos às mais diversas situações e contextos sociais, entre outros.   Teoria da Mente  é a capacidade em considerar os próprios estados mentais e os das outras pessoas, com a finalidade de compreender e predizer comportamentos e pensamentos do outro, por meio, por exemplo, de suas expressões, ações, jeito de falar. O e-book traz historinhas a serem utilizadas facilmente em casa, nos programas de terapias, estimulando junto às crianças essa importante capacidade de considerar os próprios estados mentais e os das outras pessoas – habilidade extremamente necessária nas mais diversas situações e contextos sociais. Segundo a própria autora este  material  tem por objetivo oferecer uma série de  atividades práticas