É comum pais e responsáveis terem muitas dúvidas acerca do uso de tecnologias por crianças e adolescentes. Mas utilizada de forma saudável, a tecnologia pode ser uma aliada. E para crianças com deficiência, recursos tecnológicos podem ajudá-las a se desenvolverem e a participarem da sociedade. As ferramentas tecnológicas são fundamentais para aprender, relacionar-se com outras pessoas, exercer a cidadania e para estimular o desenvolvimento integral da criança.
Como
o processo de desenvolvimento das crianças passa pela interação com o meio e
com outro, muitas vezes a criança com deficiência fica privada de informações,
conhecimentos e estímulos que estão no espaço de sociabilidade; e isso acontece
pela limitação sensorial, visual e de mobilidade. Assim, nosso olhar deve estar
direcionado para transformar o entorno, não a deficiência.
O
foco da educação inclusiva deve ser compreender que o impedimento não está na
criança com deficiência, mas em minimizar as barreiras sociais que impedem sua
plena participação. E na escola, é importante que tanto professor de sala de
recursos e professor de sala comum, trabalhem em conjunto para incorporar as
mudanças como, estratégia pedagógica, permitindo ao aluno participar
efetivamente do dia a dia escolar.
Assim,
o uso de tecnologias assistivas (TA) é crucial para eliminar barreiras que
prejudiquem a plena participação e a vida funcional da pessoa; objetivando uma
maior autonomia e qualidade de vida. Também é fundamental o devido cuidado no
momento da escolha dos recursos, pois cada necessidade, exige um planejamento
individual. E cada deficiência tem suas especificidades e necessidades.
No
caso da pessoa com cegueira, ela vai precisar de adaptações para conquistar uma
autonomia, especialmente quanto à mobilidade; por isso, é interessante explorar
também o sons para auxilia-los, um bom exemplo, é o uso de algum bracelete com
peças que emitam sons com o movimento, tanto pelo aluno, como pelo professor,
para que o aluno o localize pelo som quando necessário. Referindo-se à
independência virtual no mundo dos computadores, essa pode se concretizar com o
auxílio de softwares de tecnologia assistiva,
a exemplo do Dosvox, que é um sistema nacional gratuito que usa voz, composto
por mais de 70 aplicativos, no qual a pessoa com deficiência visual pode
estudar, buscar novas informações, realizar compras ou pagamentos, divertir-se,
comunicar-se de forma ágil e incluir-se socialmente, através dos softwares da
tecnologia assistiva.
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