Uma dúvida comum entre pais e educadores de crianças pequenas refere-se ao processo de desenvolvimento esperado em relação aos aspectos motores e de linguagem. Questões relativas ao período normal para que uma criança aprenda a andar sozinha ou comece a falar as primeiras palavras são frequentes nos consultórios médicos e nas rodas de conversas entre professores e pais. Mas, afinal, como saber se a criança está se desenvolvendo normalmente?
Desenvolvimento infantil: aspectos motores, cognitivos e de linguagem
Quando um bebê nasce, muitas dúvidas e novas sensações acompanham sua família, que está sempre atenta aos novos aprendizados relacionados aos cuidados com a criança. A conquista do primeiro sorriso, dos primeiros passos e das primeiras palavras são momentos muito esperados pelas famílias e muitas vezes registrados como boas lembranças. Mas, nem sempre essas conquistas acontecem no período esperado, gerando angústias e preocupações na família e nos cuidadores de forma geral.
Para auxiliar a conduzir o processo de avaliação e fornecer referências para o desenvolvimento esperado em cada fase, são estabelecidos os chamados marcos do desenvolvimento infantil, que apresentam os comportamentos esperados para as crianças em diferentes faixas etárias, considerando os aspectos motores, cognitivos, sociais e de linguagem.
Apesar de apresentarem variações, considerando as diferenças individuais, os marcos do desenvolvimento são importantes para indicar a necessidade de avaliações e intervenções específicas o mais precocemente possível, a fim de evitar ou reduzir atrasos no desenvolvimento das crianças. De forma geral, devemos levar em consideração os principais marcos do desenvolvimento:
0 a 3 meses
movimenta a cabeça de um lado para o outro
olha e acompanha o movimento da mãe
acalma-se com a voz da mãe
4 a 6 meses
sustenta a cabeça
produz sons em resposta ao sorriso
consegue localizar alguns sons
7 a 9 meses
senta sem apoio
transfere objetos de uma mão para a outra
explora um brinquedo de diferentes maneiras (leva à boca, bate)
produz balbucio
atende quando chamado pelo nome
12 meses
fica em pé sem apoio
imita sílabas e palavras
aponta para pedir coisas
compreende ordens simples
18 meses
sobe escadas com apoio
nomeia objetos
emite duas palavras juntas
2 anos
corre sem cair
empilha cubos
fala frases de duas ou três palavras
nomeia partes do corpo
3 anos
consegue usar o banheiro
come com talheres
mantém diálogo com frases curtas
reconhece algumas cores
4 anos
abotoa roupa
executa comandos
faz e responde perguntas
apresenta fala compreensível
O que fazer quando suspeitar de algum atraso?
Caso seja observado que a criança não está correspondendo ao desenvolvimento esperado para sua faixa etária, é importante que a família procure ajuda especializada para acompanhar a criança e realizar as avaliações necessárias.
As consultas de rotina com pediatra são um bom momento para tirar todas as dúvidas em relação ao processo de desenvolvimento global. Aproveite esse tempo para perguntar mais sobre o desenvolvimento motor e de linguagem da criança, solicitando indicações de atividades de estimulação para realizar em casa.
Uma forma interessante de acompanhar o desenvolvimento das crianças e aprender um pouco mais sobre o que é esperado para cada fase, é a Caderneta da Criança, um documento elaborado pelo Ministério da Saúde para acompanhar o desenvolvimento das crianças desde o nascimento até os 9 anos de idade. Toda criança nascida em maternidades públicas e particulares no Brasil podem receber a caderneta gratuitamente. O documento também está disponível pela internet para acompanhar o desenvolvimento de meninas e meninos.
Caso você suspeite que seu filho, sobrinho, neto ou aluno esteja com algum atraso no desenvolvimento esperado para sua faixa etária, como: demorar para andar ou falar, demonstrar dificuldades para ouvir ou para interagir com outras crianças, procure um profissional de saúde, que pode fornecer as orientações para intervir adequadamente nas dificuldades observadas.
Lembre-se de que, quanto mais cedo as dificuldades forem percebidas, serão alcançados melhores resultados no processo de intervenção, favorecendo o desenvolvimento da criança em todos os aspectos.
Referência consultada:
Perissinoto J, Pedromônico MRM, Azevedo MF, Isotani SM, Silva AAM. Roteiro de diagnóstico e acompanhamento do desenvolvimento de crianças de 0 a 48 meses de idade. 1999.
Autor: Paradoxa Edu empresa de educação pautada na diversidade de ideias, opiniões e saberes.Atuam na interface entre saúde e educação, visando ao aperfeiçoamento da prática profissional de educadores e profissionais de saúde. https://www.paradoxa-edu.com.br/
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